O Culture Design Canvas é uma ferramenta de mapeamento de cultura para avaliar a cultura atual de sua empresa, definir seu estado futuro e evoluir a cultura do local de trabalho.


Este artigo fornece um guia passo a passo para facilitar essa ferramenta de mapeamento de cultura.


O Culture Design Canvas é mais do que apenas uma ferramenta; é a estrutura usada pela Fearless Culture para ajudar organizações e equipes a construir uma cultura positiva no local de trabalho.


O Canvas é um modelo de cultura para fornecer clareza, facilitar o alinhamento e descobrir áreas de desenvolvimento.

Mapear a cultura do seu local de trabalho torna mais fácil para as pessoas entenderem o que sua organização representa. Também ajuda a identificar as lacunas entre os estados atual e desejado.


Você pode usá-lo para mapear sua própria cultura de trabalho, criar uma nova ou mapear a cultura de seus concorrentes.


Como usar a ferramenta Canvas de Cultura?


Antes de começar, baixe o modelo em formato PDF ou obtenha o modelo MURAL.


Antes da sessão de design de cultura, convide a sua equipe dos sonhos. Reunir o grupo certo de pessoas é crucial para projetar a cultura do local de trabalho. Os participantes devem ser diversos em termos de senioridade, posse, unidades de negócios representadas, habilidades e perspectivas.


A tarefa de projetar a cultura de sua empresa não deve se limitar aos “tipos de cultura” usuais. Você quer explorar a cultura através de uma perspectiva mais ampla; evite o típico comitê de cultura composto por alguns funcionários de RH, o CEO e dois executivos de confiança.


Reúna todas as informações e documentos relevantes:

propósito, valores, pesquisas de cultura, regras e políticas da empresa, etc.


Faça com que todos leiam os materiais antes da sessão. Se as pessoas não estiverem familiarizadas com o Canvas de Cultura, incentive-as a assistir a este vídeo de introdução antes de iniciar a sessão de design.



A. Mapeando a cultura em alto nível

Crie uma versão rascunho da tela, escrevendo grandes ideias em grandes post-its. Pense nisso como seu primeiro protótipo. Não pense demais. Cada participante deve fazer isso por conta própria antes de começarem a trabalhar juntos.


O Canvas de Cultura tem 10 blocos de construção categorizados em três seções:


- O núcleo

- A Cultura Emocional

- A Cultura Funcional


Um erro comumente cometido é preenchê-los todos de uma vez ou em ordem aleatória.


Siga estas etapas para mapear ou projetar sua cultura com sucesso.


B. Comece pelo núcleo: propósito e valores


O Core é a base da sua cultura; ele define o que sua empresa representa.

A parte central da cultura também se concentra na visão de longo prazo e no impacto que a empresa deseja criar na comunidade, nos funcionários e no mercado.


Ao mapear sua cultura com nossa ferramenta, recomendamos começar pelo núcleo. Da mesma forma que, ao construir uma casa, você começaria construindo a fundação antes de erguer as paredes.


Muitas empresas já possuem algum tipo de missão, visão ou valores. Alguns até passaram pela definição de um propósito menos egoísta. Comece capturando aqueles. Se você não fez esse exercício completamente, isso exigirá uma facilitação externa ou uma sessão específica para cuidar disso.


1. Objetivo da empresa

O propósito organizacional é o impacto que uma empresa cria nas pessoas e na comunidade em geral, não apenas no negócio ou no mercado em que atua.

Um propósito é o 'porquê' que leva os funcionários à ação. As pessoas querem fazer parte de algo maior que elas mesmas; o objetivo é a Estrela do Norte que guia nosso curso, especialmente durante as tempestades.

Por exemplo:

O objetivo do Google é: “ Organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis”.

O propósito da empresa de atividades ao ar livre Patagonia é "Estamos no negócio para salvar o planeta".


2. Valores essenciais

Os valores corporativos são como um código de conduta – são crenças fundamentais que orientam o comportamento de seus funcionários. Os valores precisam ser praticados, não apenas falados.

Seus valores corporativos oferecem diretrizes sobre as mentalidades e comportamentos esperados. Eles orientam como atingir o propósito da empresa.

Os valores do Google são melhor articulados por sua famosa frase: “Não seja mau. 

Os valores da American Express incluem compromisso com o cliente, vontade de vencer e responsabilidade pessoal.


3. Selecione as 3 principais prioridades culturais

Quais são as principais estratégias que guiarão o foco e a energia? Estabelecer prioridades claras é vital para facilitar a tomada de decisões.

Quando todos estão cientes do que importa, fica mais fácil fazer as escolhas certas.

A estratégia é a arte do sacrifício. Estabeleça prioridades claras usando declarações equilibradas.


Exemplos:

'Durabilidade acima do estilo' poderia funcionar para uma empresa como a Ikea.

'Impressione nossos clientes mesmo com o lucro das vendas' captura a abordagem centrada no cliente da Zappos.

Escolha as três principais estratégias e adicione-as ao Culture Design Canvas.


4. Que comportamentos recompensamos e punimos?

A maioria das empresas tem comportamentos incoerentes. Eles pregam uma coisa e recompensam outra.

Sua cultura é o comportamento que você recompensa e pune. Os valores são inúteis se não forem trazidos à vida por meio de ações cotidianas.

Que comportamentos recompensamos? Que comportamentos punimos?

Spotify recompensa ideias. Na empresa de streaming de música, “ideias, não a nota mais bem paga, vencem”.

Por outro lado, o Spotify pune a “política” e o “microgerenciamento”.


C. Trabalhe no lado direito: a Cultura Emocional

Depois de usar o Culture Canvas para mapear o núcleo, vá para o lado direito da ferramenta e concentre-se na cultura emocional, trabalhando em três blocos de construção: Rituais, Feedback e Segurança Psicológica.


5. Segurança Psicológica

Equipes de alto desempenho precisam de Segurança Psicológica. É a crença de que uma equipe ou cultura é segura para assumir riscos interpessoais.

Construir a segurança psicológica requer aumentar a autoconsciência, a curiosidade, a confiança criativa e a participação.

Como sua organização incentiva todos a falar? Como sua equipe promove a participação e a franqueza sobre o pensamento de grupo e o silêncio?

Na Atlassian, todo mundo é um insider. Ao contrário da maioria das empresas, a empresa australiana de software compartilha tudo com seus funcionários antes de fazê-lo com a imprensa.


6. Comentários

Uma cultura saudável incentiva a comunicação e o feedback contínuos. É um recurso crítico para descobrir nossos pontos cegos, ajustar nossos comportamentos e melhorar o trabalho em equipe.

O feedback é um presente . Quanto mais você pratica, melhor você consegue dar e receber.

Criar uma cultura de diálogo contínuo e aberto não é uma escolha, mas uma obrigação. As organizações bem-sucedidas estão substituindo as revisões anuais de desempenho por práticas de feedback de equipe menores e mais frequentes.

Uma cultura favorável ao feedback trata de abordar “Como nos ajudamos uns aos outros a aprender e crescer?”

Na Patagonia, os gerentes são treinados para pedir feedback em vez de dar feedback. Isso cria uma cultura de humildade intelectual que torna todos mais abertos a ouvir o feedback de outras pessoas.


7. Rituais

Os rituais de equipe são cutucadas constantes que levam as pessoas à ação e criam um sentimento de pertencimento.

As organizações elaboram rituais de equipe para iniciar novos projetos, receber novas contratações, comemorar vitórias e promover mentalidades e comportamentos específicos, entre muitas outras coisas.

“Quais são nossas formas peculiares de iniciar, gerenciar ou celebrar projetos?”


A Zappos oferece a seus estagiários um bônus “Pague para sair”. O varejista on-line quer testar o quanto os novos funcionários estão comprometidos com seu propósito de “viver e oferecer serviços de atendimento ao cliente uau”. Este ritual fortalece a cultura, forçando as pessoas a fazer uma escolha difícil e decidir se pertencem ou não.


D. Trabalho do lado esquerdo: a Cultura Funcional

Depois de concluir os blocos de construção da cultura emocional no Culture Design, passe para o mapeamento da cultura funcional no lado esquerdo da ferramenta.


8. Tomada de decisão

Os direitos de tomada de decisão devem caber aos mais próximos da informação. O proprietário do problema, não a fonte de poder, deve ter autoridade para fazer a chamada.


A Zappos dá total autoridade aos seus agentes de clientes. Isso faz sentido, considerando que a empresa prioriza a admiração do cliente em detrimento da lucratividade.


Porém, distribuir autoridade não é uma coisa binária. Existem vários métodos para tomar decisões. As organizações devem escolher aquelas que melhor se alinham com sua cultura.

Cada modelo de tomada de decisão tem prós e contras – esses modelos podem variar entre consentimento, processo consultivo, democrático ou consenso.


Algumas empresas usam mais de uma abordagem, dependendo dos problemas. Por exemplo, algumas organizações usam uma abordagem democrática para questões cotidianas, mas uma abordagem autocrática ao enfrentar uma crise.

Como compartilhamos autoridade? Que métodos usamos para tomar decisões?

Na Netflix, as pessoas têm o poder de tomar decisões sem a aprovação de seus chefes. O papel do gerente é fornecer contexto e ajudar as pessoas a tomar melhores decisões, não tomar decisões por elas.


9. Reuniões

Produzimos nosso melhor trabalho interagindo e colaborando com os outros. As reuniões são como as equipes realizam o trabalho.

No entanto, algumas reuniões são muito produtivas, enquanto outras são apenas uma perda de tempo de todos.

As organizações devem escolher quais tipos de reuniões são críticas e facilitar experiências que valem a pena participar. Defina seu propósito, frequência e duração.

Como nos reunimos e colaboramos?


Leia o guia definitivo para reuniões bem-sucedidas para descobrir insights, dicas e ferramentas para criar e facilitar sessões melhores.


O Airbnb tem reuniões executivas semanais. Depois de concluídas, as anotações ficam disponíveis para todos na empresa.


10. Normas e Regras

Uma cultura saudável no local de trabalho não precisa de muitas regras. O propósito, os valores e as prioridades estratégicas devem orientar as ações das pessoas.


Regras idiotas frustram seus melhores talentos . As regras devem permitir, em vez de limitar as pessoas.


Mantenha suas regras simples e mínimas. Trate as pessoas como você quer que elas se comportem; crie regras de adultos e as pessoas se comportarão como adultos.


Como esclarecer os comportamentos esperados sem prejudicar a autonomia?


Considere por que a Wikipedia foi bem-sucedida e a Nupedia falhou; os primeiros colaboradores confiáveis, enquanto os últimos operavam com um rígido processo de revisão em 7 etapas.


A regra da Wikipédia era: “Assuma a boa fé”.


E. Como revisar, refletir e ajustar sua tela


É hora de focar no quadro geral novamente. Revise a tela: verifique se ela é clara, consistente e simples.

Tente encontrar um tema – uma linha que defina a cultura da sua empresa.

Por exemplo, a Netflix tem uma cultura de liberdade e responsabilidade. O Airbnb tem uma cultura em que todos sentem que pertencem a qualquer lugar.


Lista de verificação ao usar a ferramenta de mapeamento de cultura:


  • O que sua cultura organizacional representa? É simples e claro?
  • O propósito da sua empresa é ambicioso, mas alcançável?
  • Seus valores e propósito estão servindo aos outros ou a si mesmos?
  • Sua cultura organizacional parece difícil de replicar? É uma vantagem competitiva?
  • Todos os elementos estão alinhados com os valores e propósito?
  • A autoridade e a tomada de decisões são claras e distribuídas?
  • Os comportamentos e valores se alinham?



Evite os seguintes erros ao mapear sua cultura


Você preencheu tudo de uma vez

Mapear sua cultura requer pensamento estratégico. Não há recompensa por preencher o Canvas rapidamente.

Certifique-se de que o núcleo seja consistente e forte o suficiente antes de passar para as outras áreas. Volte para cada bloco de construção. Isso faz sentido? O que está a faltar? O que está criando ruído em vez de adicionar clareza?


Você mapeia a cultura ideal, não a real

O objetivo do CDC é visualizar a cultura de sua empresa através das lentes de uma organização mais ampla. Não se destina a refletir como o CEO percebe a cultura, mas como as pessoas comuns a veem. 

Envolver as pessoas ao longo do processo é crucial para evitar esse erro comum. Montar a equipe certa é essencial para ampliar as perspectivas durante a sessão. No entanto, existem muitas outras maneiras de envolver as pessoas.

Você pode compartilhar a primeira versão e pedir feedback às pessoas. Ou, ao definir os valores corporativos, você pode pedir às pessoas que votem naqueles que são mais relevantes. 


Você mapeia sua cultura e pensa que acabou

O CDC é uma ferramenta para projetar sua cultura; não espere acertar na primeira iteração. Compartilhe com mais pessoas e receba feedback.

Repita até que a terceira ou quarta versão pareça muito, muito melhor que a primeira. Depois de sentir que o conteúdo é bom o suficiente, concentre-se no idioma. Refine-o e torne-o o mais simples, humano e envolvente possível.


Seu Canvas de Cultura parece muito comum

Lembre-se de que o propósito de projetar uma cultura é torná-la única e relevante. A cultura da sua empresa se torna uma vantagem competitiva quando outros não conseguem copiá-la.

Revise seu CDC e certifique-se de que ele seja exclusivo. Além disso, certifique-se de que o conteúdo pareça autêntico e relevante. Você deseja criar uma cultura que represente a realidade da sua organização, não uma falsa.


Sua tela está muito confusa

Menos é mais. A ideia de preencher a tela não é incluir todos os post-its ou ideias que todos compartilham. Parte do processo de iteração é evitar redundâncias, ideias que não fazem sentido ou que são muito óbvias.

A questão não é incluir tudo, mas manter o foco. Você tem muitos valores? São rituais – verdadeiros rituais – ou apenas hábitos?


Domine a tela de design cultural


O Culture Design Canvas é uma ferramenta simples de usar. No entanto, dominá-lo requer treinamento, prática e coaching. Preencher os blocos de construção é fácil; projetar uma cultura que seja única, que exija expertise.


Assista a este vídeo para saber mais sobre a ferramenta ou participe de uma Masterclass e torne-se um facilitador certificado. 


Diferentes maneiras de usar a ferramenta de mapeamento cultural


Algumas das aplicações mais comuns do Culture Design Canvas são:


  • Mapeie sua cultura organizacional atual para gerar clareza e alinhamento
  • Mapeie sua cultura futura e identifique as lacunas e o curso de ação para atualizar a alma da sua empresa
  • Mapeie as culturas locais e globais, identifique lacunas, defina áreas para localização (por exemplo, incentive as culturas locais a criar seus próprios rituais, estabeleça prioridades locais, etc.)
  • Mapeie a cultura do local de trabalho em todos os departamentos e níveis e identifique tensões e contradições para conduzir o alinhamento futuro
  • Durante uma aquisição ou fusão, o mapeamento de ambas as culturas do local de trabalho facilita uma integração mais suave
  • Projete a cultura organizacional de uma nova empresa ou de uma que não tenha uma declaração de cultura clara
  • A cultura da equipe desempenha um papel crítico, mas geralmente é subestimada. O Canvas de Cultura pode ajudá-lo a mapear e desbloquear o poder oculto da cultura da equipe
  • Ao integrar um novo CEO, o Canvas de Cultura fornece uma compreensão do que a empresa representa e o que está funcionando e o que não está
  • Para uma empresa que está passando por dificuldades, esta ferramenta pode ajudá-lo a redesenhar sua cultura de trabalho
  • O Culture Design Canvas é uma ferramenta acionável para identificar oportunidades de crescimento cultural - há muitas coisas que você pode melhorar sem mudar o que sua organização representa


Exemplos de Canvas de Design de Cultura


Tela de design de cultura da Netflix

Canvas de design de cultura do Spotify

Zappos Culture Design Canvas

Mais exemplos de culturas prósperas mapeadas com o Culture Canvas


Direitos autorais e atribuição


O Culture Design Canvas foi criado por Gustavo Razzetti (Copyright © 2019 por Gustavo Razzetti e licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License

Link para a tela original: https://fearlessculture.design/canvas


Por Agatha Martins 29 jan., 2024
A consultoria Sintetizo , especializada em design para dados, de comunidades, de experiência do usuário e de serviços, é a nova integrante da Rede Órbi Conecta.
Por Agatha Martins 29 jan., 2024
Para nós que vemos o mundo com a lente das comunidades, uma simples conversa de “vamos nos encontrar para trocar ideia” facilmente virou um meetup, que reuniu mais de 70 pessoas no Órbi Conecta, o maior hub do ecossistema de inovação de BH. Esse meetup inédito foi o "Design Leadership", promovido pela Sintetizo em parceria com a comunidade IXDAbhz.
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